Durante esta pandemia de coronavírus, muitos professores de piano estão sendo forçados a mover suas aulas de piano online.

Ensinar piano Online não tem que ser difícil ou complicado. No entanto, pode parecer realmente intimidante se você nunca ensinou desta maneira antes.

Felizmente, as aulas de piano online não são novas e a maioria das pessoas já tem tudo o que precisam para começar.

Como professor, lembre-se que a principal coisa que seus alunos precisam de você é seus olhos, seus ouvidos e seu apoio. Não é preciso ter equipamento de alta tecnologia, um equipamento perfeito ou equipamento especial.

À medida que você está começando, aceite que haverá falhas e falhas tecnológicas na estrada. Isto é normal e esperado. Se você lidar com eles levemente e aprender a seguir em frente rapidamente, eles não serão nada de especial.

Aqui está tudo o que você precisa saber para começar com aulas de piano on-line.

Estas são realmente as únicas coisas necessárias que você precisa, mas é claro, há outros itens que você pode achar útil.

Há uma série de diferentes plataformas de vídeo que você poderia usar para aulas on-line. Experimente algumas opções diferentes para que possa alternar entre plataformas, se necessário. Alguns alunos podem não ser capazes de Acessar a mesma plataforma em que você está por uma variedade de razões.

Existem prós e contras para cada uma dessas opções. Todos eles podem ter uma conexão super clara com vídeo limpo e áudio, ou todos eles podem também ter um monte de falhas, chamadas descartadas e conexões ruins. Há um monte de fatores que jogam na qualidade de sua conexão, por isso é melhor estar familiarizado com algumas opções diferentes no caso de um não está funcionando bem para você ou seu aluno.

Quando se trata do ensino real, há algumas adaptações que os professores terão que fazer.

Primeiro, tome o tempo no início da primeira lição on-line do seu aluno para ajudá-los a encontrar um bom set-up para que você possa ajudá-los da forma mais eficaz. Dê-lhes instruções sobre onde seria útil para eles colocar o seu dispositivo. Peça-lhes para movê-lo ou fazer mudanças até que você possa ver tudo o que você precisa ver.

Segundo, você não pode apontar para a música de seu aluno ou para o piano, então você terá que substituir seus gestos normais com palavras. Ensine seus alunos a navegar sua música através de números de medida e linhas para que você possa rapidamente ajudá-los a encontrar lugares específicos em sua música. Você vai aprender rapidamente como reformular as instruções para que os alunos possam encontrar onde ir na página ou no piano facilmente.

A seguir, tens de ouvir com muita atenção. Você pode ou não ter uma boa vista de cada mão e todas as chaves. Você rapidamente será capaz de dizer se seu aluno está jogando notas incorretas, mas sem ver tudo, você terá que confiar em seu ouvido para que você possa ajudá-los a fazer correções.

Quando você está ensinando on-line, não hesite em demonstrar a música do seu aluno e mostrá-los o máximo que você pode a partir de seu próprio piano. No entanto, será mais difícil alinhar ou demonstrar conceitos muito específicos. Seja criativo com a forma como se comunica.

As aulas de piano Online podem definitivamente ainda funcionar com estudantes de piano mais jovens, mas podem parecer um pouco diferentes das aulas em pessoa.

Mesmo que os seus alunos mais jovens frequentem normalmente aulas de piano de forma independente, você pode querer pedir a um pai ou irmão mais velho para estar perto para que eles possam ajudar a criança a ficar orientada e focada.

Ajude seus alunos mais jovens a encontrar desculpas para sair do banco de vez em quando. Pode ser difícil para os jovens estudantes ficarem no mesmo lugar por 30 minutos. Encontre jogos, atividades ou habilidades que eles podem fazer fora do banco. Peça-lhes para irem buscar o seu brinquedo favorito para ser o “público” para a sua nova canção. Mesmo apenas deixá-los fazer uma pausa rápida para se levantar parte da lição seria útil um curso online de produção musical.

Alguns alunos estão mais focados. Surpreendentemente, os alunos que são normalmente facilmente distraídos às vezes fazem melhor em uma aula on-line. Com apenas a tela e sua música para se concentrar, eles podem ser mais produtivos.

O ensino Online é mais cansativo. Você vai descobrir que você tem que falar mais e ficar mais focado você mesmo, para que as aulas on-line pode ser um pouco mais drenante do que as aulas normais de piano. Você pode estar acostumado a se levantar e se mover durante uma lição, mas quando você está ensinando on-line, você está mais confinado ao mesmo lugar. Pode ser cansativo sentar-se no mesmo lugar num dispositivo por longos períodos de tempo.

O tempo passa de forma diferente nas aulas de piano online. Não é necessariamente que as aulas on-line se movam mais rápido ou mais devagar, o timing é apenas diferente do ensino em pessoa. Algumas coisas podem levar mais tempo do que você espera, enquanto outros aspectos da lição acontecem mais rapidamente.

Certos hábitos que os seus alunos têm vão começar a fazer sentido. Uma das vantagens das aulas de piano online é que podemos dar uma olhada no ambiente de prática do nosso aluno. Você vai conseguir ver exatamente onde e como seus alunos estão praticando. Você pode ver bancos em alturas incorretas (ou nenhum banco em tudo!). Vais ouvir pianos que estão completamente desafinados ou que têm chaves partidas. Você pode observar que seu aluno tem muitas distrações onde eles praticam. Às vezes, a técnica pobre de um estudante ou tocar bagunçado não é sua própria culpa, é por causa do piano que eles estão praticando. Isto é tudo informação realmente útil para você saber e irá equipá-lo para configurar o seu aluno para o sucesso.

Fonte: https://ctcdigital.com.br/curso-online-de-teclado/